sábado, 9 de março de 2013

Uma paixão: o Xadrez

        Vi-me na obrigação de escrever algo nesse sentido. Conheci o xadrez de verdade há pouco tempo. Talvez isso seja de momento, mas é o que sinto agora.

        Expressar o que realmente o xadrez significa para mim, não foi e nem é fácil. Talvez o leitor que também está começando a conhecer os prazeres que esse esporte pode proporcionar identifique-se e compartilhe o mesmo sentimento.



XADREZ, paixão frenética

Como a flor que se despedaça ao tocar o mar dos sonhos que só existe em sua mente, um mundo onde o impossível não existe, onde abrir a mente e esvaziar-se é fácil e corriqueiro para quem já o conhece.

Êxtase de emoções!

Droga benéfica que o deixa dependente, não te larga e aflora pelos poros uma satisfação fora do normal. Ativa-te!

Vicio? Mais que isso: MORTE e VIDA, RAIVA e HARMONIA, DOCE e AMARGO... Choque de emoções, pensamentos que te completam.

Domina-te invadindo o ser, mutando-te. Agora você enxerga mais que seus olhos podem ver. Desistir? Palavra que não mais existe eu teu dicionário, muito menos em seu pensamento!

Isso é ser enxadrista! É ver-se tomado por uma emoção incontrolável. Viciante. Viver emoção, tensão e satisfação misturadas a uma pitada de auto-estima elevada.
Coração palpitante, respiração ofegante, mãos excitadas, suadas. Uma relação intima estreita e insubstituível.

Xadrez é mais que vitória! Como a alma de um pedinte quando chega aos céus, busca obsessiva pelo fim do arco íris, viagem ao centro da Terra...

É como tentar tocar o coração com as próprias mãos
Sem machucar-se.

Lisasf 19.10.2010


Falando de Poesia


Lisasf 15.10.2012

       Esse texto foi publicado pela primeira vez em março de 2007 no Moage, um folheto com as produções literárias dos alunos de Informática Integrado do CEFET-MT, em comemoração a semana da poesia, com tiragem de 600 exemplares.

Dificilmente produzirei um texto como esse novamente, afinal ao escrever poesia refletimos oque somos e  acreditamos no momento. Hoje tenho certeza que não escolheria essas palavras, para dizer o que é poesia a meu ver, mas o que acho interessante em ler um texto escrito há um tempo, é perceber o quanto as pessoas, eu, mudam pensamentos, idéias, opiniões, o ser.  Segue o texto.

Poesia?

Alguns dizem que poesia
É a combinação de sons e ritmos
Que podem ser cantados ou falados.
Para outros, poesia é arte
Que, por meio da linguagem
Transmite sentimentos e sensações.

Para mim, poesia, além de tudo isso,
É mesmo o que se sente no presente, lá no fundo do
Coração
E se quer deixar marcado eternamente
Poesia pode ser solidão, felicidade, saudade,
Pode representar desabafo, tristeza, maldade,
Mas não deixa de ser uma arte!

Não podemos nos esquecer de que poesia
Não são só palavras rimadas.
Poesia é poder enxergar o mundo de quem a escreve,
Mas, para tanto, é preciso ter sensibilidade
E enxergar além do que está escrito.

Lisasf. 2007


Primeiras Palavras

Esta é minha primeira postagem no blog Coisas da Lisa, que é um pequeno retrato de mim, logo um espaço de vários assuntos. Estou muito entusiasmada e feliz em poder escrever o que penso e estou fazendo em um ambiente público como esse. Nesse primeiro texto, além do primeiro contato, também quero me apresentar como alguém que está aberta a opiniões e sugestões sobre tudo que levantarei nas próximas postagens.

Sou estudante de Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas para Internet no IFMT (Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Cuiabá), antigo CEFET-MT (Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso), onde conclui o Ensino Médio Integrado ao curso Técnico de Informática em 2008. Hoje estou no quinto semestre do curso superior e engajada no PROIC (Programa de Iniciação Científica) com o professor orientador Silvino Correa e meus colegas de pesquisa Yasmine Lino e Jackson Tavares. Em outro momento especificarei o projeto ao qual estamos trabalhando.

Ao auge dos vinte e dois anos estou muito feliz em ter a oportunidade de continuar aprendendo e adquirindo conhecimentos, que irão sempre contribuir para minha formação e também influenciar pessoas como você. Espero que possamos trocar muitas opiniões e experiências . Um beijo e até logo.